O ano administrativo catarinense de 1825 começa com a instalação, em 5 de janeiro, do correio terrestre ligando Desterro a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a Paranaguá, na costa paranaense.
Já usual em outras partes, à época, todo o serviço postal passou, a partir daí, a ser efetuado a cavalo.
Para o Sul, verificavam-se as viagens quinzenalmente, responsabilizando-se os estafetas catarinenses pelo transporte até a divisa com a terra gaúcha, ponto em que os carteiros das duas províncias permutavam as respectivas correspondências.
Para o trajeto barriga-verde eram utilizados três estafetas, em sistema de revezamento ao longo do trajeto. O primeiro viajava até a Enseada de Brito (terra natal de Manoel dos Santos Lostada, conhecido poeta, escritor e político catari-nense, que ali nasceu em 8 de março de 1860); o segundo ia daí a Laguna; e o terceiro, de Laguna a Araranguá (Morro dos Conventos).
Em 1829, no sentido Sul, mesmo havendo trânsito por outras localidades, existia unicamente a agência postal de Laguna. Somente em 1830, mediante decreto datado de 2 de abril, organizaram-se oficialmente os correios na Província.
Nenhum comentário:
Postar um comentário