sexta-feira, 1 de maio de 2015

1954 - Padre morre afogado na Praia do Farol


Atraído pela beleza dos costões do Cabo de Santa Marta Grande (Praia do Farol) em Laguna e traído pela fúria das grandes ondas, que não pouparam seu descuido; em 1º de maio de 1954, morreu afogado o padre Antônio Manoel Berckembrock.


O religioso fora à praia em companhia dos sacerdotes Dionisio da Cunha Lauth, Athanásio Othersback, Sérgio Hemckemayer e Huberto Penso, todos professores do Colégio Dehon, da congregação do Sagrado Coração de Jesus, de Tubarão. 


Por volta das 14:30 os cinco foram arrastados de cima de uma pedra no costão, próximo às ondas, onde apreciavam o belo cenário da região. Quatro deles conseguiram se livrar da fúria  do mar, depois de uma luta incessante pela vida que durou cerca de 30 minutos. 

Padre Antônio tinha 29 anos e era natural de Vargem do Cedro (Tubarão) e ordenara-se em 22 de julho de 1951. Lecionava português, inglês e matemática.  

Detalhe: o piloto aviador Newton Varella (Varelinha) fez sobrevoos na região auxiliando muito na localização dos padre que caíram no costão do Farol de Santa Marta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário