quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Gilberto Martinho


Hoje comemora-se o aniversário do ator Gilberto Martinho, astro catarinense do cinema e televisão. Nos anos 70  participou de várias telenovelas e seriados, principalmente nas TVs Tupi e Globo; nesta, desfrutando de aposentadoria, encerrou a carreira. 

Filho primogênito do professor de curso elementar Lauro Pacheco de Freitas e de  Jovita Marques de Freitas, Gilberto Martinho, casado com Maria Lucinda e pai de Martha Patrícia, Adriana e Alexandra, nasceu às duas horas do dia 14 de janeiro de 1927, em Araranguá.

Foi um dos pioneiros da TV no Brasil (inaugurada em 1950), participando do primeiro teleteatro que a TV Tupi levou ao ar em 1952 e foi o personagem principal do seriado nacional Falcão Negro, história de um espadachim medieval que ficou em cartaz na mesma TV Tupi por sete anos. 

Em 1968, na TV Globo, estreou em Sangue e Areia, atuando de par com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Seguiram-se atuações em A Grande Mentira, como Dr. Jorge Antônio, em Véu de Noiva como Felício Madeira, em Irmãos Coragem como  Pedro Barros, afora  outras participações centrais em O Homem Que Deve Morrer, Selva de Pedra, Uma Rosa Com Amor,  Carinhoso e Rosa Rebelde. 

Gilberto Martinho morreu em 17 de agosto de 2001, no Rio de Janeiro, onde está sepultado.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário