segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Lá vem o trem!


A exploração do carvão catarinense começou pelo Decreto Imperial 8.856, de 19 de janeiro de 1883, que autorizou o funcionamento da The Tubarão Brazilian Coal Mining Compani Limited, firma inglesa com escritório central em Londres, dirigida no Brasil por sete capitalistas europeus e o visconde de Barbacena. 

No ano seguinte, 1884, rodaria a primeira locomotiva da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, que percorreu os 120 quilômetros entre Imbituba e Lauro Müller. 

Em homenagem ao sócio ilustre, a primeira locomotiva da empresa se chamou Visconde de Barbacena.

A má administração do carvão barriga-verde pelos britânicos, porém, decretou a falência do escritório pioneiro e, por via de conseqüência, a respectiva troca de arrendatários, passando, assim, a fração particular para os irmãos Lage (Henrique, Jorge e Frederico). 
    
Henrique, carioca, nascido a 14 de março de 1881 na rua das Palmeiras e com estudos superiores realizados na Suíça, veio valorizar ainda mais sua participação nas questões econômicas de nosso Estado ao constituir, em 1917, a Companhia Nacional de Mineração Barro Branco, organizar a Companhia Docas de Imbituba e arrendar a Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. 

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