quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Caminhando sobre a História


Por onde quer que se ande no centro de Florianópolis, sempre haverá um resquício da história da Ilha, seja nas ruas centrais ou pelas regiões mais distantes. E, por conta disso, em só caminhar por essas ruas, temos muitas atrações. 


E uma dessas preciosidades, verdadeira relíquia, é o sólido tampão, em ferro fundido, que pode ser visto numa "boca de lobo" no chão da  tradicional Rua João Pinto, próximo ao cruzamento com a não menos antiga Nunes Machado. 

A peça fundida pela empresa L. Cunha & Filhos,  em 1913, é um dos marcos da história do saneamento da capital, já que no mesmo ano, em janeiro, tivemos a implantação do canteiro de obras e o início dos trabalhos de rede de esgoto; gestão Gustavo Richard. 

Há outro desses "medalhões" próximo ao Shopping A.R.S, na rua Felipe Schmidt, o que atesta a extensão inicial da rede.

O serviço, porém, foi interrompido em dezembro, por conta da Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) que estava por iniciar. De procedências europeias, naquele momento ficou inviável e perigoso o envio das peças e equipamentos para o andamento dos trabalhos. O tampão, todavia, já estava lá!  

A água tinha origem nos mananciais do Itacorubi e Córrego da Lagoa, de onde, por tubulação, era conduzida ao Morro do Antão, mais de seis quilômetros distante da fonte.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário