domingo, 7 de dezembro de 2014

Em 1914 um falso monge andou por aqui


Recuando um pouco (nem tão pouco assim), chegamos, então, ao ano de 1914, quando quase tudo em Santa Catarina era puro mato e que só de quando em quando era possível encontrar uma comunidade bem estruturada. Um tempo, porém, em que nosso chão era disputado palmo a palmo, aqui e acolá, por conta da riqueza subterrânea ou, em igual tanto, à flor da terra. Tempos, também, das muitas crenças e credos, algumas, é claro, com notado exagero.


E, por conta dessas exaltadas aclamações de fé, levados principalmente por saber existir na região do Contestado - no Alto Irani - o famoso monge João Maria, fomos ludibriados sorrateiramente por outro pregador, um falso monge que não passava de um “Santo do pau oco”.

E, do que estava acontecendo, a “Folha do Sul” de Laguna estava a par, não se furtando em noticiar com boa minudência o que se passava no sul catarinense, mais propriamente em Gravatal, naquele tempo chamado Gravatá, ainda distrito de Braço do Norte. 

Lá – reportou o mais lido jornal sulino – um estranho cidadão, com vestes e características peregrinas, acompanhando-se de duas virgens, às quais chamava de Maria, se apresentou na casa de João Custódio, boa parada onde dizia pretender rezar um “Terço” e que, para isso precisava de boa plateia. Foi o que não lhe faltou.

Em pouco tempo a casa de João Custódio estava apinhada e, satisfeito com o bom público o tal monge deu-se a principiar a reza, culto de fé que levou boa parte dos que ali estavam a reverentes gestos de genuflexões, sequenciadas de um breve Beija-Mão no falso pregador. Ato contínuo pediu o charlatão que os homens depusessem suas armas – grandes facões – que traziam em suas cinturas, no que obedeceram sem a mínima contestação. 

Em seguida veio um pedido de um pouco d´água e um pano encarnado. Aquele, dizia ser o sangue de Jesus ao ser levado à cruz, e este, a toalha que, ficando avermelhada, se parecia com o tecido que enxugara as feridas do Senhor. 

De posse do copo e do pano, prontificou-se o forasteiro a passar o tecido úmido na testa dos que quisessem obter a salvação eterna. 

Passado aquele momento, veio, então, o golpe: a exigência do pagamento de pomposos duzentos réis de cada um dos que receberam a tal “benção”, obrigação que logo foi repelida por um dos presentes, personagem que, sem perder tempo, empunhando-se de um bem trançado chicote do tipo Rabo de Tatú, levantou a saia do monge e aplicou uma boa surra. 

Tentando sair em disparada, o tal sujeito foi agarrado e, para não apanhar mais confessou tudo, dizendo que fizera aquilo para conseguir dinheiro para ir até São Paulo, sua cidade. Tratava-se, então, de um desertor do Regimento Paranaense, soldado que resolvera abandonar seu grupo quando estava em trânsito, escalado para prestar serviços em Timbó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário