segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Hospital de Tubarão - O grande dia!


Pela grandeza do acontecimento e da importância de sua chegada, temos duas datas a comemorar quando se fala da instalação do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. A primeira, que por ora está sendo lembrada é a que marcou a colocação da pedra fundamental, em oito de dezembro de 1904; a outra, o dia três de maio de 1906, quando efetivamente foi entregue à população, ainda sob a denominação de Hospital de Caridade. 

Da inauguração do prédio,, em largo em bom texto, o jornal “O Tubaronense”, que circulava duas vezes por mês, dirigido por Antônio Bibiano Assumpção, contou pormenores do que foi aquele dia, em sua edição de 20 de maio. Às dez horas da manhã uma missa na igreja do centro da cidade abriu a solenidade e, ato contínuo, uma procissão levou os fiéis até a mais nova casa de saúde administrada pelas Irmãs da Divina Providência.  

No lugar, padre Bernardo Freuse, em boa lembrança, falou da importância do Hospital e da participação da população na conquista. Também discursaram o superintendente municipal João Cabral de Mello, Álvaro Rodovalho, diretor da Estada de Ferro e o médico Ferreira Lima. 

Encerradas as cerimônias no hospital; o grupo de influentes do lugar, sob o acompanhamento da Banda Musical Minerva, convidado a entrar, tomou as dependências do palacete do coronel João Cabral, quando foram servidos bom vinho e cerveja.

Às cinco da tarde, reunidos na casa do jornalista Antonio Bibiano, todos foram dar à residência do padre Bernardo Freuse, onde, homenageado por Hermínio Menezes, foi saudado em nome da população.  Honrado com as deferências, padre Bernardo falou aos presentes, destacando que o seu trabalho precisava continuar e, mais ainda, ia precisar do apoio de todos.
  
As mesmas alocuções aconteceram quando o grupo retornou ao palacete do coronel Cabral para saudá-lo. Mais palavras de gratidão por parte do superintendente e mais vinho e cerveja. Da casa do Superintendente, todos se dirigiram à do engenheiro Álvaro Rodovalho Marcondes dos Reis, com a saudação em oratória de Antônio Olivério.

E, com muitas palavras de lisonjeio e uma bem servida mesa de doces oferecida pelo anfitrião foi encerrada a peregrinação e, assim, concluídos os atos de inauguração do Hospital Nossa Senhora da Conceição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário