quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Huberto Rohden, o amigo de Albert Einstein


Polêmico e combatido por discordar do encaminhamento proporcionado à religião católica por parte dos dirigentes da Igreja, o filósofo catarinense Huberto Rohden, nascido em Braço do Norte em 31 de dezembro de 1893, legou à história da literatura brasileira um dos mais respeitados acervos que tratam de orientação e auto-ajuda espiritual, exercendo as atividades de professor, conferencista e escritor.


Viajou para a Europa, onde se diplomou em Ciências, Filosofia e Teologia, nas universidades de Innsbruck, Valkenburg e Nápoles, da Áustria, Holanda e Itália, respectivamente.
     
Ordenado sacerdote em 1920 e pertencente à Companhia de Jesus, exerceu atividades eclesiásticas em Florianópolis, Laguna e Cocal do Sul, em  Santa Catarina; no Rio Grande do Sul, e Rio de Janeiro, onde fundou a Cruzada da Boa Imprensa

O freqüente desencontro de idéias e princípios frente a colegas do clero católico, todavia, fez com que Huberto Rohden, em 1944, viesse a abandonar as atividades sacerdotais, depois de entender que havia uma campanha contra seus livros, movida por algumas Congregações e Ordens de sua confissão religiosa. 

Passou, a partir de então, a viver de  suas obras, de palestras e do magistério, estabelecendo-se em São Paulo. Lecionou no Centro de Auto-Realização Alvorada, pertencente ao Movimento Mundial Alvorada, que ele mesmo fundara em 1952 e foi professor de filosofia na Universidade Mackenzie. 

Por uma bolsa de estudos, partiu em 1945 para o Estados Unidos, onde permaneceu até 1946. Na América do Norte realizou estudos na Universidade Princepton, de New Jersey, na qual manteve estreita convivência com o cientista Albert Einstein. Ainda lá, de 1946 a 1951, a convite da American University (Washington), foi reger as cátedras de filosofia universal e de religiões comparadas. 

Convidado pelos norte-americanos, foi fazer parte do Bureau of  Inter American Alfairs como membro do corpo de tradutores do boletim Notícias da Guerra, da língua inglesa para o português. Instituiu o Brazilian Center – Centro Cultural Brasileiro (cujo presidente de honra era Nereu Ramos), idealizado o intercâmbio entre brasileiros e norte-americanos. 

Em 1969 Rohden esteve na Índia, Palestina e Nepal, lugares em que proferiu extensa série de palestras de alto conteúdo filosófico.
      
Vitimado por grave enfermidade, Huberto Rohden faleceu a sete de outubro de 1981, aos 87 anos.  Suas derradeiras  palavras bem lhe definem a elevação de espírito: Eu vim para servir a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário