Às portas da inauguração de mais uma ponte no canal de Laranjeiras, em Laguna, quando se ergue no lugar um dos mais belos cartões postais de Santa Catarina e do Brasil, é interessante que se fale, em detalhes, também, da primeira obra que permitiu a mesma travessia, isso em 1° de setembro de 1884 – Um acontecimento inesquecível!
A festa da primeira passagem de uma composição férrea sobre a ponte de Laranjeiras começou às sete horas da manhã, quando, em Laguna, um vagão da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, lotado de pessoas importantes, foi tomando assento, recepcionados por uma eufórica banda de música e muitos fogos de artifícios.
Em apenas 17 minutos o comboio já passava sobre a longa e magnífica estrutura de ferro e aço. Estava, então, inaugurada a obra assinada pelo engenheiro Alfredo G. Fleming, passagem que, mesmo firme e forte, não deixou de promover entre os passageiros, ares de preocupação e até medo.
Na precisão das oito horas e vinte e dois minutos, todos chegaram à Estação da Piedade (Tubarão), quando, mais uma vez, “vivas” de saudação foram ouvidos. E ali, se demoraram por 30 minutos; tempo suficiente para embarque das autoridades tubaronenses. Seguiu o trem até a localidade Pedras grandes, onde, às dez horas e vinte e cinco, foram saudados pelo comerciante local Carlos Sarzanna.
A viagem inaugural foi concluída na localidade de “Passa Dois”. No lugar foi servido um lauto almoço. Até homenagem ao Imperador Pedro II foi prestada, nas palavras do engenheiro ferroviário Ezequiel Correa dos Santos.
De volta à Laguna, a locomotiva chegou ao destino às sete e vinte e cinco da noite. Os viajantes, cobertos de brindes e saudações do povo juliano, percorreram, ao som de outra animada banda de música, as ruas da cidade. No dia seguinte um baile fechou as comemorações de inauguração da primeira ferrovia da província de Santa Catarina.
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